Segundo no ranking no Amazonas recebe bolsa atleta da Prefeitura

Uma das promessas no Jiu Jitsu amazonense, Eliton Melo Basto (18 anos) é o mais novo contemplado com a bolsa atleta concedido pela Prefeitura Municipal de Amaturá. A concessão da bolsa foi assinada pelo prefeito Joaquim Corado e é dada aos atletas de Amaturá que se destacam no esporte e uma forma de incentivo para a prática esportiva.
Com um metro e cinquenta e sete centímetros de altura, pesando cinquenta e seis quilos, Eliton Melo filho de Luciano Xota Basto e Cleoneide Aparício Melo, reside em Manaus, onde cursa da 3ª. Série do Ensino Médio na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, no bairro da Redenção, onde mora e também um treina, além do Jiu  Jitsu,  o box tailandês Muay Tai.
Em apenas cinco anos, Eliton Basto já acumula cerca de 50 títulos em competições no Estado. Segundo Finéias Alves da Silva, o jovem já é o segundo do ranking no Estado na categoria adulto faixa azul na modalidade deJiu Jitsu.
Finéias Alves da Silva afirma que o talento para a prática de artes marciais de Eliton surgiu quando ele ingressou no projeto “Formando Campeões” que mantém em Amaturá. O projeto tem por objetivo resgatar crianças e adolescentes em situação de risco.
O sonho de Eliton é o mesmo de centenas de adolescentes de famílias de baixa renda (o pai é mototaxista e a mãe doméstica) residentes nas periferias das grandes metrópoles ou cidades do interior que é ascender econômica e socialmente através do esporte. “Quero ajudar a minha família”, afirma.
Residindo há quatro anos em Manaus, Eliton tem uma rotina puxada. Pela manhã cursa a 3ª. Série do Ensino Médio e à tarde a partir das 14 horas treinamento na Academia da Equipe Greyce, integrando a Equipe Amazonas, chegando a mais de oito horas diárias de treinos.
Para obter algum dinheiro faz bicos diversos em alguns momentos de folga da escola e da academia, como lavador de carro, limpezas de quintais ou de ajudante de pedreiro para complementar a pouca ajuda que os pais enviam por serem de baixa renda.
Para Eliton a concessão da bolsa atleta o ajuda em continuar com sua meta de conquistar vitórias em competições. “Dá para pagar as taxas, comprar suplementos e participar em competições em outros Estados”, afirma.
Segundo seu mentor, Finéias Alves que mantém uma pequena academia em Amaturá, Eliton Bastos já venceu doze vezes competições de Jiu Jitsu e apenas dois títulos de vice-campeão em sua categoria no Campeonato de Jiu Jitsu no Estado. “Ele é o único atleta a representar Amaturá em sua modalidade na categoria masculina.
Além de Eliton, a Prefeitura de Amaturá concedeu ainda no ano passado bolsa para outros dois atletas, Yone Ferreira Souza (Jiu Jitsu) e Lazaro Gonçalves Mariano (Atletismo).