Saúde em Amaturá encerra calendário vacinal de 2019

A área de Saúde do Município de Amaturá realizou neste sábado (30/11) a última campanha de vacinação do ano de 2019. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Amaturá, as unidades básicas de Saúde, Altina Gonçalves (região central da cidade) e Sérgio Pessoa (bairro de Santa Etelvina) abriram suas portas para a campanha de intensificação da vacinação contra o Sarampo. O público alvo foram os adultos na faixa etária de 20 a 29 anos. Além da campanha contra o Sarampo, enfermeiros, agentes de Saúde e estagiários da UBS Altina Gonçalves, promoveram outras ações, como o teste de PSA para a detecção de câncer na próstata, palestra sobre violência doméstica e atividades recreativas para as crianças.

A coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização, Waldinéa Ramos explicou que a campanha contra o Sarampo obedeceu a duas etapas. A primeira teve as crianças como público alvo e nesta etapa, a segunda, a população com idades entre 20 a 29 que precisa receber duas doses da vacina tríplice viral que contém a cepa do sarampo.
O comparecimento foi baixo devido segundo Waldinéa a boa cobertura vacinal realizada ao longo ano, onde nos dois primeiros quadrimestres, Amaturá superou a meta de 95% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização.
“Então diante disso resolvemos fazer outras atividades dentro da nossa unidade que foi a antropometria (aferição de altura e peso) e a verificação da caderneta da situação vacinal de todas as crianças que nós convocamos de 1 ano até 5 anos de idade”, afirmou.
Das 30 crianças atendidas, apenas duas tiveram que atualizar a caderneta vacinal.
Outra atividade desenvolvida pela manhã foi a palestra ministrada pela psicóloga Lucy Pereira às mães sobre violência doméstica. Enquanto as mães assistiam a palestras as crianças tiveram atividades de lazer na UBS.
Outra atividade desenvolvida foi a oferta de exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para detectar de forma precoce o câncer de próstata.
“Nós convocamos em torno de cento e vinte homes e desses, oitenta e um compareceram para a coleta hoje pela manhã. E dessas coletas de PSA nós vamos aproveitar a coleta para aproveitar e fazer os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e Hepatite C.”, declarou.