Prefeitura entrega hospital com enfermaria indígena

Uma enfermaria exclusiva para indígenas, além de uma série de melhorias na estrutura física do Hospital Frei Roberto San Severino foram entregues na manhã deste sábado para a população prelo prefeito Joaquim Corado. Com a capacidade ampliada de 20 para 32 leitos, o hospital recebeu obras de readequação e manutenção corretiva.
Construído em 1992 na gestão do ex-prefeito Orlando Corado, o hospital nunca foi submetido a reforma. Seu estado de funcionamento era precário com sistema elétrico em péssimas condições, goteiras, banheiros deteriorados, enfim funcionando de forma insatisfatória.
As obram abrangeram a troca do telhado, sistema elétrico, manutenção do sistema hidráulico incluindo o esgoto, reformas de enfermarias e banheiros, ampliação do refeitório e do posto de enfermagem, implantação de sala de espera climatizada, troca de pisos, nova pintura interna e externa além de outros reparos.
Prefeito Joaquim Corado acompanhado do vice-prefeito Cacique Arnaldo, dos vereadores, secretários municipais, lideranças indígenas e comunitárias, percorreu as dependências do hospital. Ele esteve na nova enfermaria adaptada para os pacientes indígenas com armadores de redes e no banheiro além do chuveiro, depósito de água para banho om cuia, preservando assim os hábitos dos indígenas. Segundo Corado a enfermaria indígena é uma recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para preservar os costumes indígenas.
Na inspeção, o Prefeito esteve na nova lavanderia. Antes as roupas hospitalares suscetíveis a contaminações eram processadas em lavadoras de roupas comuns ou na mão e secadas ao sol. Agora a lavanderia conta com uma lavadora e secadora industrial, oferecendo roupas higienizadas, livres de contaminação.
“Hoje nós temos um hospital de ótima qualidade, com equipamentos novos, salas de cirurgias novas, uma infraestrutura nova para que o povo de Amaturá seja bem recebido na área da saúde”, afirmou o Prefeito.
Após visitar parte das dependências e alguns pacientes, Corado se reuniu no refeitório, onde fez um balanço da Saúde em sua gestão, destacando os índices obtidos atribuindo os resultados ao empenho dos servidores em saúde. (Fotos: Christian Nogueira)