Prefeitos pedem aplicação integral do FTI nos municípios na ALEAM

O presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto recebeu na manhã desta quarta-feira 31 prefeitos do interior, dentre eles o prefeito de Amaturá, Joaquim Corado. Na pauta principal do encontro, a utilização do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) de forma integral pelos municípios no próximo ano. Os prefeitos foram pedir apoio dos deputados para que o estado libere de forma integral os recursos do FTI no próximo ano estimado segundo Corado em R$ 900 milhões.

O movimento dos prefeitos foi em consequência ao fato de o Governo do Estado ter remanejado R$ 350 milhões do Fundo que é destinado ao desenvolvimento dos municípios para cobrir o déficit do sistema de saúde da capital.
A reunião contou com a participação dos deputados Mayara Pinheiro, Sinésio Campos, Saulo Viana Fausto Júnior e Carlos Bessa.
Os prefeitos de Manaquiri, Jair Souto e de Novo Aripuanã, Jocione dos Santos fizeram relatos acerca da falta de aplicação integral do fundo aos municípios. Para Josué o diálogo para com o Executivo estadual é o melhor caminho para resolver o impasse criado.
De acordo com que foi apresentado pelos prefeitos, a antecipação das articulações do que chamaram de “proteção” da independência econômica dos municípios, sobre o FTI se faz necessária, “pois as cidades seguem anos após anos sem poder utilizar a verba de maneira concreta”, explicou o presidente da ALEAM.
Segundo Corado outros temas foram discutidos, como a distribuição do ICMS. Os prefeitos reivindicaram que os 25% destinados aos municípios não sejam atingidos com as desonerações concedidas pelo Governo do Estado.