Pescadores recebem orientações para obterem kits de pesca

Um grupo de pescadores residentes na sede e alguns de comunidades rurais estiveram reunidos no final da tarde sexta-feira com o prefeito Joaquim Corado. No encontro realizado na sede da Prefeitura, o Prefeito apresentou as normas e orientações para eles se habilitarem a doação de kits de pesca destinados para Amaturá. O encontro foi organizado pela secretária municipal de Produção e Abastecimento, Núbia Franco e o técnico agrícola Benedito Simão e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Reynier Omena.
Durante o encontro o Prefeito apresentou a minuta do documento enviado pelo Governo do Estado, assinalando as condições na qual os pescadores e produtores rurais devem apresentar para se candidatarem ao recebimento de implementos agrícolas e de pesca.
Diferente das doações anteriores feitas pelo governo estadual, sem maiores exigências, desta vez os pescadores e produtores devem se habilitar através de documentação para o recebimento dos kits, após uma seleção.
Os kits serão inicialmente doados em forma de cessão por um período de um ano, com os beneficiários sendo fiéis depositários. Após esse período e cumprida todas as exigências, os beneficiados passam para condição definitiva de proprietários.
A principal exigência é não vender ou ceder os bens para outras pessoas, conforme estabeleceu o Governo do Estado. Para tanto será indicado um fiscal para evitar o desvio dos bens cedidos.
No encontro o prefeito Joaquim Corado destacou que inicialmente o programa estadual previa a cessão por seis meses, já que os Kits inicialmente são cedidos para a Prefeitura. Após negociações com o Estado, esse prazo foi estendido para um ano.
Ele assinalou que o Ministério Público Estadual havia recomendado às Prefeituras que somente fizessem a doação depois de um ano. Esses kits são aqueles que o ex-governador Amazonino Mendes iria repassar para as Prefeituras em maio do ano passado e foi impedido pela Justiça, após intervenção do Ministério Público.
A reunião serviu também para que o Prefeito falasse sobre a necessidade da organização da cadeia produtiva, preservação dos lagos, manejos sustentáveis como forma de assegurar a necessidade de os pescadores e produtores rurais assegurem sua subsistência com a geração de renda.
A administração do prefeito Joaquim Corado iniciada em 2017, já realizou duas entregas de implementos agrícolas aos produtores rurais da agricultura familiar e pescadores, adquiridas com recursos próprios.