Grupo Tchirugüne de Betânia foi a principal atração na Feira Indígena

O Grupo Tchirugüne da Vila de Betânia comunidade indígena da etnia Tikuna do município de Santo Antônio do Içá foi a principal atração da primeira noite da II Feira Cultural e de Artesanato Indígena de Amaturá encerrado há pouco na Praça São Cristóvão. Constituído apenas por mulheres, eles apresentaram a Dança da Andorinha, baseado em uma lenda tikuna. Além dos Tikuna de Santo Antônio do Içá, o grupo indígena da Comunidade de Canimaru, alunos da Escola de Música Milton Holanda e três candidatas indígenas à Rainha da Feira se apresentaram na noite desta sexta-feira. O público constituído de várias famílias prestigiou a primeira noite da feira.

A feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Amaturá por meio das secretarias da Assistência Social, Cultura e a Secretaria Executiva Especial de Articulação Indígena determinada pelo prefeito Joaquim Corado. Desde o início de sua administração ele vem orientando ações no sentido de dar mais oportunidades aos indígenas do município.
Além das apresentações culturais a feira é uma oportunidade para os indígenas do município de Amaturá expor e vender produtos artesanais como parte do programa de incentivo à produção. Parte da renda auferida na feira é para comprar equipamentos para a produção de artesanato.
A feira foi aberta pouco depois das 20 horas pela secretária Executiva Especial Cláudia Carvalho, uma das responsáveis pela organização da parte cultural.
O clima de festa começou mais cedo ao final da tarde quando da chegada do barco Comandante Antunes, trazendo 102 indígenas liderados pelo cacique Augusto Paulo Rozindo, 62.
Eles foram recepcionados pelos indígenas amaturaenses na Praça São Cristóvão que realizaram um rápido dabacuri para a entrega de gêneros alimentícios, após serem recebidos com discursos de boas-vindas.
“Fomos bem recebidos aqui em Amaturá. O povo nos recebeu bem”, afirmou o cacique ao atender o convite para participar da feira no recente encontro da Coiab em sua comunidade. (Fotos: Eduardo Gomes - Todos os direitos reservados)