Entidades encerram comemorações da Semana da Pátria e do Amazonas

O desfile de integrantes das entidades em Amaturá no dia 7 de setembro, Dia da Independência, marcou o encerramento das comemorações do Dia do Amazonas e do 7 de setembro. O desfile foi aberto por integrantes da Polícia Militar e encerrado com membros da Associação de transporte de cargas. Ao todo desfilaram 13 entidades entre públicas municipais (secretarias), privada e organizações da sociedade civil no município.
Os festejos cívicos tiveram início no dia 5 de setembro data em que é comemorada a elevação do Amazonas à categoria de província com os desfiles das escolas municipais e estadual no centro da cidade. Por força da chuva, parte do desfile estudantil foi transferido para a manhã do dia seguinte, dia 6 de setembro (sexta-feira).
O tema deste ano escolhido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi “Resgatando a Soberania, Fraternidade e Paz através das lendas amazônicas.
Segundo a secretária da Semed, Helen Aquino, além do desfile foram desenvolvidas atividades extracurriculares nas escolas municipais com concurso de poemas e jogos.
Além da área urbana, a Semana da Pátria foi comemorada com desfiles cívicos, a exemplo das Comunidade Indígena de Umarirana, Nova Itália e Niterói, onde muitos alunos e seus pais não mediram esforços em exibir trajes de gala.
Para Helen Aquino, o tema deste ano procurou “resgatar o respeito, trabalhar a paz que tanto o Brasil e o Município precisa”. O tema trouxe através das lendas devolvidas pelas escolas um apelo a preservação do meio ambiente amazônico com sua diversidade de fauna e flora.
“O público prestigiou e elogiou bastante. Isso nos deixa muito felizes porque é um resultado de um trabalho de meses”, observou a Secretária ao destacar também a participação das entidades ao atenderem o convite formulado pela Semed.