Corado destaca papel da Suframa em seminário

Tabatinga (AM)  ̶  Um novo alento para o fomento da economia nos municípios do Alto Solimões. Durante dois dias o município de Tabatinga sediou o “Seminário sobre Industrialização na área de Livre Comércio de Tabatinga”. Realizado pela Prefeitura Municipal de Tabatinga e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o evento reuniu prefeitos, políticos locais (vereadores), comerciantes, profissionais liberais e microempreendedores da região. O seminário teve como tema, a possibilidade de implantação de indústrias com a utilização de matérias primas da região, nos segmentos de fitoterápicos e cosméticos.
“O papel da Suframa é importante que é trazer o Estado para o Alto Solimões”, afirmou o prefeito municipal de Amaturá Joaquim Corado um dos três prefeitos participantes do seminário.
Para o prefeito, a atual gestão do atual superintendente Appio Tolentino está procurando colocar em prática a política de interiorização da Suframa.
“Pela primeira vez poderemos cumprir do Decreto 288/67 que prevê a interiorização da Suframa sem necessidade da exigência do Processo Produtivo Básico (PPB) para a produção de fitoterápicos, cosméticos e de produtos com base nos frutos regionais”, observou o prefeito.
Para Corado que já exerceu a função de superintendente adjunto da Suframa na década de 90, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS, Confins e Imposto de Importação, além da não exigência do PPB é um forte atrativo para a implantação de indústrias não sobre em Tabatinga onde há a Área de Livre Comércio, mas também os demais municípios que integram a mesorregião do alto Solimões.
Para o Prefeito de Amaturá falta o Estado cumprir a sua parte que é a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Ele cita o próprio exemplo do município, onde existe apenas uma única indústria, a de beneficiamento de castanha.
Durante o encontro, Joaquim Corado propôs reunião com os nove prefeitos da mesorregião para buscarem soluções aos problemas comuns para viabilizar de fato a interiorização da Suframa nos municípios visando atrair investimentos na cadeia produtiva.
“Para que tenhamos indústrias produzindo a partir de matérias primas de nossa região é preciso investir em uma melhor qualidade na energia, comunicação, saúde, educação e transporte que hoje são bastante precárias”, assinalou.
Dos nove prefeitos convidados para o seminário, apenas compareceram os prefeitos de Tabatinga, município anfitrião, Saul Bemerguy, de Benjamin Constant David Bemerguy e de Amaturá, Joaquim Corado.
Após o encerramento do seminário, o superintendente Appio Tolentino esteve reunido com os vereadores da Câmara Municipal de Tabatinga e o prefeito Joaquim Corado. Eles discutiram os entraves existentes na região que impedem o desenvolvimento econômico do município.