Corado assina termo para Amaturá ter o INSS Digital

O prefeito de Amaturá, Joaquim Corado (PMDB) assinou na manhã desta sexta-feira (20/10), Termo de Adesão na sede da Associação Amazonense dos Municípios para a implantação do INSS Digital no município. Com o INSS Digital na cidade de Amaturá, o órgão vai atender as demandas de aposentadorias, benefícios e outros serviços prestados pelo INSS, agilizando a tramitação dos processos requeridos pelos beneficiários.

"O município vai colocar à disposição do INSS uma sala com equipamentos e servidores para o atendimento. O cidadão não vai mais precisar se deslocar a Tabatinga para buscar atendimento na Previdência", observou o prefeito Joaquim Corado.

Segundo o prefeito, houve um atraso para a implantação do INSS Digital previsto ainda para o primeiro semestre deste ano. Ocorre que a Prefeitura ficou impedida de celebrar o convênio, devido a inadimplência da Câmara para com a Previdência, uma vez que o CNPJ do Poder Executivo é vinculado com o CNPJ da Prefeitura Municipal. A solução encontrada foi através da Associação Amazonense dos Municípios.

Dos 61 municípios do interior do Estado, apenas 20 possuem o serviço de INSS Digital. De acordo com o site da Associação, até o último dia 16 apenas doze municípios assinaram o Termo de Adesão.

A Prefeitura de Amaturá já possui um banco de dados elaborado em janeiro com mais de 600 pessoas necessitadas de benefícios do INSS, um trabalho de levantamento realizado na sede e nas comunidades rurais.

Fonte: Eduardo Gomes