Começa capacitação de Agentes Ambientais voluntários em Amaturá

A Prefeitura Municipal de Amaturá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Sustentabilidade iniciou nesta quarta-feira (28/06) a oficina de capacitação de Agente Ambiental Voluntário (AAV). Participam da oficina moradores de comunidades rurais – indígenas e não indígenas – incluindo moradores da Reserva Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Caturiá e associados da Colônia de Pescadores do município.
A oficina é ministrada pelo engenheiro florestal Abraham Lincoln Benayon Moreira e pela engenheira de pesca Larissa Arouk Monteiro França.
A capacitação de Agentes Ambientais Voluntários é uma determinação do prefeito Joaquim Corado em cuja administração foram criadas as primeiras reservas municipais sustentável, com o objetivo de preservar principalmente as espécimes da fauna ictiológica de captura predatória.
Segundo secretário do Meio Ambiente Adnilson Cumapa, durante a oficina os participantes recebem orientações quanto aos deveres e direitos dos agentes ambientais nas unidades de conservação, noções de legislação ambiental e demais assuntos relacionados ao meio ambiente.
“Nós criamos quatro reservas municipais em função da pesca predatória. Com elas e a atuação doa agentes queremos assegurar a reprodução das espécimes bem como manter estoque dos pescados”, afirmou prefeito Joaquim Corado.
A Reserva Municipal de Desenvolvimento Sustentável foi a primeira das quatro implantadas no município.
Nesta sexta-feira a oficina de capacitação será realizada na reserva de Caturiá. (Fotos: Christian Nogueira)