CMDCA Diplomação dos Novos Conselheiros Tutelares de Amaturá - Gestão de 10/01/2016 a 09/01/2020

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) diplomou no dia 10 de Janeiro de 2016 os 10 novos Conselheiros Tutelares – Titulares e Suplentes. O evento foi realizado na Sede do Poder Legislativo de Amaturá e contou com presença de membros do conselho e representantes de instituições ligadas à rede de proteção à criança e ao adolescente.

Autoridades Presentes na Solenidade de Diplomação dos Conselheiros Tutelares – Titulares e Suplentes: Paulo da Silva Carvalho, Vereador Municipal e Presidente da Câmara em Exercício, Representando Poder Legislativo; José Evilázio, Vereador; Daniel Lima Leandro, Vereador; Cosmar Gonçalo Balieiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA/Amaturá; Sanderlan Mª Catique, Gestora da Escola Estadual São Cristóvão; Hirlen Gomes Ramos, Representante o Secretário Municipal de Assistência Social.

O Presidente do CMDCA, Cosmar Gonçalo Balieiro, agradeceu aos conselheiros tutelares que estão deixando os cargos e dando boas vindas aos novos conselheiros tutelares eleitos. O processo eleitoral, conduzido de forma transparente, com a participação direta do Ministério Público, cabe a cada um dos conselheiros eleitos trabalhar com afinco. O conselheiro tutelar é peça fundamental na rede de proteção à criança e ao adolescente, pedindo empenho de todos.

O vice-presidente do CMDCA, Acizernando Lopes, também fez o uso da palavra ressaltando a relevância pública do Conselho Tutelar e a necessidade deste atuar de formar articulada com os outros atores do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, em seguida chamou todos os conselheiros tutelares eleitos para tomar posse e fazer o juramento.

O Vereador, Paulo da Silva Carvalho fez a entrega dos certificados para os tutelares empossados e seus suplentes:

1) Jeremias Tertuliano, Suplente;
2) Rosimar Isidoro, Suplente;
3) Elizabeth Souza, Titular;
4) Abigail Bernaldino, Titular;
5) Carolina Sampaio, Titular;
6) Jucicleide Guimarães, Titular;
7) Ivanildo Lopes, Titular.

Depois de empossados, o Presidente do CMDCA, Cosmar Gonçalo Balieiro, fez uso da palavra para esclarecer sobre o ECA os artigos, as leis e funções dos Conselheiros Tutelares, e a necessidade deste atuar de forma articulada.

O Ex-Conselheiro Municipal e Policial Militar Widvan, onde agradeceu os conselheiros empossados e os que estão deixando, explicou sobre a função dos conselheiros e ao mesmo tempo da policia dentro do município.

Em seguida o Vereador Daniel Lima Leandro, falou que os trabalhos devem ser em parceria com o município e agradeceu a todos os presentes.

A Gestora Estadual da Escola Estadual São Cristóvão, Sanderlar Mª Catique, o apoio aos Conselheiros Tutelares, frisou.

O Representante do Poder Legislativo, Vereador Paulo da Silva Carvalho, discursou seu apoio da Câmara de Vereador do Apoio ao Conselho Tutelar de Amaturá.

Os membros do Conselho Tutelar, ora nomeados, observarão as atribuições lhes conferidas no art. 136 da Lei Federal nº 8.609 de 1990, e suas alterações, assim como o que consta no art. 37 á 39 da Lei Municipal nº 108 de 2015.

Os membros do Conselho Tutelar terão sua gestão de 10/01/2016 a 09/01/2020, de acordo com o art. 132 da Lei Federal nº 8.609 de 1990.
Segue a lista dos Eleitos e Empossados, conforme Decreto Municipal nº 003/2016, de 08 de Janeiro de 2016:


I – CONSELHEIROS TITULARES:
Jucicleide Guimarães dos Santos
Ivanildo Lopes Holanda
Carolina Sampaio Gadelha
Abigail Rodrigues Bernardino
Elizabete Souza dos Reis


II - CONSELHEIROS SUPLENTES:

Rosimar Izidoro dos Santos
Jeremias Luiz Tertuliano
Ivaney Gomes Ramos
Elenita Izidoro Ramos
Paulo Silvano de Azevedo Rubem


Fonte: CMDCA