Amaturá encerra Outubro Rosa com a corrida da Mulher Amazônica

A manhã desta segunda-feira (28/10) foi festiva com a realização da 1ª. Corrida da Mulher Amazônica realizada pela Prefeitura Municipal de Amaturá por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). Mais de 300 pessoas entre mulheres, homens e até crianças participaram da corrida. O evento não foi de caráter competitivo, mas participativo com entrega de medalhas para todos os participantes além de kits com camisetas e bolsas. A corrida marcou o encerramento do Outubro Rosa voltado para a prevenção de câncer da mama e de colo do útero nas mulheres. O evento quebrou a rotina bucólica da cidade de Amaturá neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público.

A 1ª. Corrida da Mulher Amazônica é uma realização em parceria com o Instituto Talento Amazônico que promove a corrida em Manaus. Segundo o enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Felipe Bonifácio, um dos organizadores do evento, a inclusão de Amaturá foi uma iniciativa da secretária Municipal de Saúde Nazaré Rocha.
A concentração teve início pouco depois das sete horas na Praça São Cristóvão e foi dividida em quatro categorias: feminino acima de 40 anos, feminino idade livre, masculino e de casais.
O clima foi de festa e de confraternização entre os participantes e comissão organizadora.
Como não foi uma competição, os participantes ao cruzarem a linha de chegada receberam medalhas comemorativas.
Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou vários eventos educativos sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, os dois tipos de câncer que mais mata no mundo e no Brasil.
Segundo Felipe Bonifácio em novembro a Secretaria vai realizar um evento similar durante a campanha “Novembro Azul” de prevenção ao câncer de próstata nos homens.