Amaturá é semifinalista da 4ª. Ação de reconhecimento do Conviva

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura Municipal de Amaturá está entre as 30 semifinalistas da 4ª. Ação de Reconhecimento do Conviva Educação. O resultado preliminar foi divulgado nesta quarta-feira (23/10). A ação desenvolvida pela Secretaria com a busca ativa “Fora da Escola não pode” resgatou dezenas de alunos que estavam foram de sala de aula, com atuação intermitente das equipes da Semed que contou com apoio das secretarias municipais de Saúde através dos Agentes Comunitários de Saúde e da Assistência Social.

“Dedico este feito a muitos profissionais que enfrentavam chuva e sol de domingo a domingo para realizar a nossa ação que tem o objetivo de garantir que cada criança esteja na sala de aula aprendendo”, afirmou em nota a secretária municipal de Educação Helen Chrysler. Elaagradeceu o apoio do prefeito Joaquim Corado nas ações desenvolvidas pela Semed na busca ativa de crianças em idade escolar e que estavam fora da sala de aula.
Além da busca a Secretaria acompanhou a frequência e realizou reuniões com os coordenadores do Bolsa Família e do Censo Escolar. O resultado da busca ativa resultou um aumento de 185% nas matrículas da creche e de 7,2% nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No cômputo geral o sistema registrou um aumento de 12% na rede municipal de ensino no comparativo entre os anos de 2018 e 2019.
A Semed utilizou a plataforma Conviva Educação um sistema de gestão gratuito destinado aos gestores da Educação municipal e suas equipes técnicas, responsáveis pela Educação Básica.
Fundado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conviva oferece várias plataformas para auxiliar gestores e técnicos na execução de políticas educacionais.
A Semed conta com uma rede de 22 escolas municipais das quais três estão localizadas na área urbana, 12 escolas indígenas e sete escolas em comunidades ribeirinhas, com 2.774 alunos atendidos pela rede com um quadro de 152 professores.