Amaturá bate novamente meta na vacinação contra a gripe

O município de Amaturá conseguiu pelo segundo ano consecutivo ultrapassar a meta estabelecida pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até sábado, Amaturá havia alcançado 115,55% da cobertura vacinal. Neste sábado (04/05), a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenadoria local do Programa Nacional de Imunização, reforçou a campanha promovendo o Dia “D” da vacinação contra a gripe. Trabalhadores em saúde das duas unidades, Altina Gonçalves e Sérgio Pereira Pessoa, saíram em uma carreata para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe.
De acordo com o relatório do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, foram aplicadas 6.033 doses da vacina. Esse número é bem superior ao número de população estimada pelo Programa em 5.221.
Segundo a coordenadora local do Programa Nacional de Imunizações, Waldinéa Avelino Ramos, foram vacinadas 1.458 crianças, 158 trabalhadores em Saúde, 143 gestantes, 3.393 indígenas, 573 idosos, 171 professores, 32 puérperas (mulheres em fase de pós-parto) e 276 pessoas com algum tipo de morbidade (pacientes com hipertensão, diabetes, obsesos, deficientes neurológicos, hepáticos dentre outras enfermidades).
Há mais de um mês que os trabalhadores em Saúde do Município de Amaturá vem se dedicando em cumprir as metas para imunizar a população contra a gripe Influenza, sem que tenha registrado casos da gripe no município.
Para o prefeito Joaquim Corado, o município ao superar a meta em mais de 100% demonstra a eficácia na prevenção de doenças adotadas pela Secretaria Municipal de Educação. “Nós temos o exemplo da malária. Embora o nosso município fique localizado entre os municípios de Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença com registros da doença, nós não tivemos nenhum caso, graças ao empenho dos servidores da Saúde em implantar barreiras sanitárias, sem falar as ações constantes da Vigilância em Saúde nas comunidades”, afirmou.